quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Meu Recife

Estava em dúvida onde ia postar essa homenagem a minha cidade, é o preço que se paga por ter vários blogs, mas deixando o aparte de lado, voltei a escrever por aqui depois de um longo tempo e atendendo a uma provocação não intencional de uma recente amiga cantora carioca, a Manu Santos, que publicou no seu Facebook um vídeo com Chico Buarque cantando uma música de Capiba, prontamente mostrei a ela um vídeo de Maria Bethânia cantando uma música de J. Michilles...
As duas músicas tem o mesmo tema, que é o amor ao Recife e com isso me instiguei a fazer um desafio, voltar a escrever fazendo uma homenagem a minha cidade, o meu Recife, pois vivo falando que quero sair e ir morar fora, mas não consigo sair e se sair volto assim que minha missão em qualquer outro lugar estiver concluída...
Me propus um desafio que era descobrir alguns vídeos que falassem de Recife em forma de música e imagens da cidade, o primeiro eu já tinha, o citado acima com Bethânia e também teria o de Chico, mas acabei encontrando outro que me atraiu mais...
Então agora seguem alguns momentos de artistas que cantaram essa cidade brasileira que tem uma vocação para a cultura junto com sua irmã mais velha, Olinda e que encanta a todos que vem aqui conhecer o frevo, o maracatu, o coco de roda, o verdadeiro e autêntico forró pé de serra e tantos outros que encontramos por aqui...

Menina dos Olhos do Mar com Lenine e Zé Brown (Clipe da Globo Nordeste)

Para algumas pessoas amigas que estão fora da cidade, sei que estou fazendo uma maldade sem tamanha, né Cris e Milla?? Mas é para que vocês e todos os outros que estão por algum motivo longe da terrinha possam matar um pouco da saudade, acho que vou apanhar e ganhar umas inimigas depois desse post...
O meu lar é uma cidade especial, que tem vários locais interessantes de se conhecer e aqui eu vou resumir em alguns como a Casa da Cultura, antiga Casa de Detenção, com suas celas transformadas em lojas, o Instituto Ricardo Brennand com seu castelo, suas armas e suas obras do período Holandês, a Oficina de Cerâmica do mestre Francisco Brennand e isso sem falar na praia de Boa Viagem, nas feirinhas de artesanato do Recife Antigo, na Livraria Cultura e outros centros culturais desse bairro que dá nome a cidade e é melhor eu parar por aqui, porque senão vai ficar muito extenso, vocês tem que vir conhecer...

Viva o Recife com a Banda de Pau e Corda

Essa parte é o pesadelo de todo gordo, como esse escriba que vos fala, que são as comidas e sei que vou ser fuzilado por todo mundo, já que não como frutos do mar, mas posso falar que aqui tem grandes opções de ser comer um bom caranguejo, um bom camarão e por ai vai, isso sem contar com uma grande variedade de todo tipo de cozinha, desde a regional com tapioca, carne de sol, charque(carne seca para quem não conhece), macaxeira (aipim) e já tá me dando fome...
E para arrematar o tradicional Bolo de Rolo que não poderia deixar de faltar nessa homenagem, é melhor parar por aqui mesmo...

Voltei Recife com Silvério Pessoa e Alceu Valença

Eita que essa cidade me emociona toda vez que falo nela, uma bela cidade, com suas pontes antigas, cortada pelos rios, não é a toa que apelidaram de Veneza Brasileira, com seu calor na maioria das vezes muito forte, mas é a minha cidade não consigo me imaginar muito tempo longe daqui...
Poxa, já ia me esquecendo de falar sobre meu lugar preferido na cidade e olha que esse point para gordo é complicado, pois é o Parque da Jaqueira, um oásis no meio da selva de pedra que existe nos arredores...
É o lugar que se você for na segunda feira, está lotado o dia todo, pois é para onde converge os exagerados de fim de semana, mas lá para quarta feira, já está bem mais tranquilo caminhar, muita gente já desistiu de tentar recuperar os excessos e esse que vos fala é um deles, embora ultimamente nem isso...

Evocação Número 1 com Antônio Carlos Nóbrega e convidados

Falando um pouco das músicas que embalam esse post, a primeira é de Lula Queiroga e foi para um comercial de aniversário da cidade e que já foi gravada por algumas pessoas e que está no novo disco de Lenine, a segunda eu lembro que também foi de um comercial na década de 80, não lembro de quem foi, mas essa virou um clássico da Banda de Pau e Corda, a terceira é um clássico de Luiz Bandeira que aqui está na grande interpretação de dois artistas que unem duas gerações de artistas que levam o nome da cidade por todo mundo, a quarta que é de Nelson Ferreira e evoca, como o próprio nome diz, um carnaval do Recife de outros tempos e aqui é intepretada por Antônio Carlos Nóbrega e uma pá de convidados no show de lançamento de um disco homenageando os 100 anos do Frevo...


Recife Manhã de Sol com Maria Bethânia

Bom e encerrando como começou, as duas músicas citadas no inicio do post estão aqui o fechando, Recife Manhã de Sol de J. Michilles com a brilhante voz de Maria Bethânia e Recife Cidade Lendária do mestre Capiba, com outro mestre Chico Buarque...
E gostaria muito de agradecer as pessoas que postaram esses videos no Youtube, pois se não fossem por elas, eu não teria conseguido prestar essa homenagem ao meu Recife!!!!


Recife Cidade Lendária com Chico Buarque

Salve o Recife, venham conhecer, estaremos de braços abertos esperando todos vocês, não irão se arrepender...

Um abraço para todos:

Beto L. Carvalho
Carpe Diem

Nenhum comentário: